sexta-feira, junho 18, 2010

Escrevendo sobre Chipayas

Toda cultura é conseqüência de um processo histórico, aprofundizar os conhecimentos sobre as raízes que a sustentam, nos permite além de conhecê-la mais, respeitá-la.

A cultura Chipaya, faz parte da riqueza da cultura boliviana, é uma cultura muito antiga que remonta a 2.500 A.C, sendo a cultura mais antiga da América. Se encontra localizada no departamento de Oruro, em pleno altiplano boliviano a aproximadamente 4.000 metros acima do nível do mar. É um território frio e seco que ao mesmo tempo contrasta com o calor do deserto e em épocas de chuva sofre inundações, neste ambiente tão contrastado, os chipayas têm sobrevivido. Além disso, cabe ressaltar, que eles também sobreviveram ao processo de colonização e atualmente ao processo de globalização.


Os Chipayas, se denominam a si mesmos como qhwaz-zh zhoñi o que significa “homens da água”, esta denominação se refere a situação destes indígenas no passado, quando tinham um enorme sistema lacustre no seu entorno e que foi dissecando graduamente ao longo dos anos. São um povo que como muitos outros se dedicam aos cultivos, elaboração de tecidos, construção de vivendas, caça e pesca.


Um aspecto que chama bastante a atenção sobre os Chipaya é a sua organização urbana e a forma das vivendas. Os Putukus são as estruturas de pau-a-pique de forma cônica. A porta destas vivendas está sempre virada em direção ao leste do continente. A construção de todas as vivendas, deve começar pelo ritual chamado de Ch´alla, onde os futuros habitantes da vivenda, seus familiares y ajudante realizam uma cerimônia acompanhada de álcool, cigarro e coca.


Dentro das suas tradições, eles tem os deuses ou Mallakus , que são os deuses masculinos e as T´allas deusas femininas. Estes deuses geralmente são elementos da natureza como, por exemplo, Pachamama (Mãe terra). Todas as atividades deles, desde a construção de uma vivenda, a mudança de estação ou uma colheita, são acompanhadas por uma série de rituais.

A língua deles é uma das mais antigas do altiplano peruano-boliviano, que moderadamente integra hoje o que se denomina a família lingüística uru-chipaya.

As mulheres têm um penteado característico, que consiste em 60 pequenas tranças distribuídas de ambos os lados da cabeça.

Hoje em dia, os Chipaya, se encontram em vias de extinção( apesar de terem sido mais resistentes do que outros indígenas da região) sua existência depende de que o mundo ocidental os deixe permanecer tranquilamente no altiplano. A bicicleta é o que mais incorporaram para a sua vida da cultura ocidental. As mulheres chipayas, se negam a vestir roupas com tecidos que não sejam deles, de tecidos de ovelha, usar vestimentas de nylon ou outras fibras, é impensável! São um grupo étnico muito isolado, e com um idioma muito conservado, e que lutam contra o mundo inteiro para continuar sendo quem eles são...os Chipaya.




Mais sobre os Chipaya...

http://architecthum.edu.mx/Architecthumtemp/ensayos/chiyapas.htm

http://books.google.es/books?id=zOGsJ1IdFt4C&pg=PA25&lpg=PA25&dq=indios+chipaya&source=bl&ots=PHD47b86Q8&sig=aupvNi5zRN_UgOvEQkA76W3nEYE&hl=pt-BR&ei=aMEbTOaqNoGv4QalhtSXCg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CEEQ6AEwCA#v=onepage&q=indios%20chipaya&f=false

http://rodrigoaliagafotos.blogspot.com/2009/04/los-chipayas-cultura-milenaria.html

2 comentários: