sábado, maio 14, 2011

Zadie Bobo

Fuçando por ai... Fui dar com este vídeo. A música se chama Zadie Bobo, e é de um cantante da Costa do Marfim, que se chamava Ernesto Djédjé.

Ernesto Djédjé nasceu em 1948 em Daloa, começou a tocar como guitarrista de Ivoiro Star, uma banda muito conhecido naquela época na Costa do Marfim. Em 1968, foi morar em Paris, lugar ao que foi estudar e onde continuou atuando como músico e onde fez a sua primeira gravação em 1970. 

Em 1972 retornou ao seu país para conduzir a Orquestra de São Pedro e mais tarde formou uma banda que se chamava Les Ziglibithiens e que foram pioneiros de um estilo musical chamado Ziglibithy, um tipo de musica que é uma mistura de música de raiz Beté  combinado com ritmos congoleses. 

Djédjé gravou seu primeiro album em 1977 e chamou-se Ziboté e nesse mesmo ano lançou também outro álbum chamado Le Roi de Ziglibithy. Outros discos dele foram  lançados posteriormente, todos eles muito raros de serem encontrados hoje em dia, porém têm sido reeditados em CD pela Musica Popular Africana, com sede na Alemanha. O presidente da Costa do Marfim, Houphouet Boigny, parabenizou a este artista em 1982 por suas contribuições à cultura nacional. 

Djédjé faleceu em 1983, subitamente com apenas 35 anos, dizem que foi devido a uma úlcera não tratada, embora muitos afirmem de que na verdade ele foi envenenado.
Deixo aqui o vídeo, que, aliás, mostra imagens da África!!  Disfrutem…!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário