segunda-feira, fevereiro 14, 2011

A Noite dos Setes

No final do verão, as estrelas Altair e Vega aparecem no ceu noturno e os chineses contam a seguinte historia de amor:

Um jovem camponês Niulang, certa vez passeando pelos bosques se encontra com sete fadas que tomavam banho em um lago. Ele toma coragem, e esconde as roupas delas. As irmãs fadas, quando se dão conta, mandam a irmã mais nova e a mais bonita Zhinu recuperar as roupas. Ela obedece, mas como Niulang a viu sem roupas, fica obrigada a aceitar a proposta de casamento que ele lhe faz. Eles casam e são muito felizes juntos, mas a Deusa do Céu descobre que um mortal casou com uma fada, ficando muito brava.
Ela separa o casal para sempre, enviando-os para o céu na forma de duas estrelas, Altair e Vega e no meio delas a Via Láctea (que representa um rio, que separa os amantes).
Mas, uma vez ao ano, todas as aves pega-rabilongas do mundo (ave que vive em climas temperados) voam ate o céu e formam uma ponte que atravessa a Via Láctea para que Niulang e Zhinu possam se reunir por uma noite, é a sétima noite da sétima lua.

Esta bonita lenda deu lugar ao Qi Xi, que significa A Noite dos Setes, também conhecido como dia dos namorados na China, também pode ser chamado como dia do festival dos pega-rabilongas e é festejado no sétimo dia do sétimo mês lunar no calendário chinês.
Neste dia, as jovens solteiras chinesas costumam mostrar seus dotes domésticos para encontrar um bom marido. Esta data comemorativa é também festejado pelos japoneses, e chamada por eles como tanabata.
Há varias tradições, uma delas é que as jovens fazem oferendas de frutas, flores, chá e pó facial para Niulang e Zhinu.
 Outra tradição, è colocar uma agulha de costura numa xicara cheia de agua, se a agulha ficar flutuando na agua significa que a jovem è uma costureira habilidosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário