A comida... delicioso e importante componente da cultura dos diversos povos e culturas.
Certa vez tive a oportunidade de experimentar um delicioso almoço que nunca poderia imaginar que iria provar, e por isso escreverei sobre ele.
Um bom amigo senegalês, que aliás anda agora por terras alemãs, me convidou certa vez para comer na sua casa.
Entrando na casa dele, um exotico e diferente cheiro me deu as boas-vindas, não posso descrever como era este cheiro, por que nunca antes tinha sentido ele, só sei que era meio apimentado e com especiarias. Ele disse, que tinha preparado um dos pratos mais populares do Senegal, o Ceebu jen...
O Ceebu jen ou também chamado de Thieboudienne, tem o nome proveniente do dialeto Wolof e que é uma mistura dos nomes: arroz e peixe.
Resumindo, este prato consiste em arroz, peixe , verduras e molho tomate, mas na verdade o Ceebu jen, é mais do que isso, já que não é um molho tomate qualquer.
O gosto era maravilhoso, para mim, aquele molho era fantástico, era um pouco apimentado mas um pouco azedo por causa do limão, e aquelas verduras estranhas eram muito boas.
Procurei um pouco sobre a historia desta comida e assim saber mais das suas raízes, mas não encontrei, parece ser que é preparado faz muitos muitos anos e que é composto de alimentos que são facilmente encontrados no país e que tem também muitas formas de preparação. Apesar de não ter achado muito sobre a historia deste prato, achei a receita!... quem quiser arriscar...ai está, por favor se experimentarem, escrevam contando como ficou.
Achei umas receitas ai, que me pareceu q faltavam coisas, então achei uma mais completa e é essa a que estou postando.
Há três etapas básicas para o Ceebu jen:
- Fritar a cebola e fritar o peixe com o molho
- Cozinhar os tomates e os outros legumes no óleo que foi usado para fritar o peixe.
- Cozinhar o arroz no caldo dos legumes
Ingredientes:
- Cobertura
- Uma ou duas pimentas doces (sweet peppers) ou pimentões bem picados.
- Alho bem picado
- Um pequeno ramo de salsinha ou uma folha de louro.
- Sal
- Pimenta malagueta picada (opcional, se não gostar de comidas muito apimentadas)
- Uma xícara de óleo de amendoim ou para obter uma cor mais vermelha utilizar óleo de palma (red palm oil)
- 2 cebolas picadas
- Molho tomate
- 3 ou 4 tomates com ou sem pele
- 1 ou mais das seguintes raízes e tuberculos:
- Cenouras picadas
- Mandiocas, tubérculos ou batatas cortadas
- Pimentas malaguetas (podem usar-se as variedades habanero ou serrano) bem picadas.
- Uma ou mais das seguintes folhas e legumes:
- Repolho picado
- 1 ou 2 pimentões
- um pouco de abóbora ou abobrinha
- um pouco de beringela (descascada)
- Quiabos inteiros mas com as extreidades removidas
Preparação:
Preparar a cobertura combinando os ingredientes e moendo-os até obter um tipo de pasta e acrescentar um pouco de óleo ou água. Cortar fendas profundas no peixe e colocar nelas a cobertura.Aquecer o óleo, fritar as cebolas e em seguida fritar o peixe durante alguns minutos de ambos os lados. Retire o peixe e reserve.
Misture o molho tomate e um copo de água no óleo da panela.Adicione os tubérculos e as pimentas e adicionar água até cobrir eles parcialmente, deixe ferver por 30 minutos ou mais. Acrescente os legumes e folhas e coloque o peixe frito em cima deles, e deixar ferver até que os legumes fiquem macios. A seguir, separe o peixe e os vegetais e também reservar um pouco do caldo dos legumes.
Adicione o arroz ao restante de caldo de legumes e adicione água ou remova o líquido que for necessário para obter duas partes de líquido para uma parte de arroz. Deixe ferver a fogo baixo com tampa até que o arroz esteja cozido. Dos vegetais que foram separados, retire a malagueta e combine-o com o caldo de legumes que tinha sido reservado numa panela e deixe ferver. Após isto, retire e elimine a pimenta.
Quando o arroz estiver pronto, coloque em um prato grande de servir, coloque o peixe e os legumes espalhados pelo arroz, espalhe um pouco do molho que ferveu com a pimenta e enfeite com salsinha e limão fatiado (para espremer depois no prato).
Deve dar um pouco de trabalho, mas prometo que vale a pena.